Sua cidade
Fortaleza
Área do Cliente Área do Corretor
Menu
Como se programar para conseguir sair do aluguel

comprar-apartamento

Sair do aluguel e ter um imóvel próprio é um sonho presente na vida de muitas pessoas e, ao contrário do que alguns imaginam, não é difícil de realizar. O segredo para comprar seu apartamento próprio está em se planejar financeiramente e dedicar algum tempo para conhecer mais sobre as construtoras e empreendimentos disponíveis no mercado. Quer saber mais? Continue a leitura.

Dicas de como se programar para sair do aluguel

Atualmente, com as novas modalidades de financiamento e expansão do setor imobiliário, ficou mais simples comprar a casa própria em comparação com as décadas passadas. Contudo, é fundamental ter um bom planejamento para investir de modo seguro. Confira, a seguir, as dicas listadas e fique mais perto de ter um imóvel para chamar de seu.

1 – Faça as contas

No momento em que uma pessoa decide comprar seu primeiro apartamento, deve colocar na ponta do lápis todos os custos envolvidos. Considere qual é o seu modelo de apartamento ideal, definindo assim uma faixa de preço que esteja dentro das suas possibilidades. Faça simulações nos sites das instituições financeiras para verificar o valor mínimo de entrada.

Pesquise quais são as taxas e impostos associados à compra de um apartamento ou casa. Com esses dados, você poderá chegar a uma resposta de quanto de capital precisa para iniciar a empreitada de compra de um imóvel. Considere os seus gastos cotidianos e, então, faça uma projeção de quanto tempo precisará para ter esse recurso inicial.

2 – Reestruture a sua vida financeira

A compra de um imóvel demanda comprometimento financeiro de médio e longo prazo, então, é essencial fazer uma reestruturação das suas finanças. Elimine gastos supérfluos e, na medida do possível, substitua gastos relevantes por opções de menor impacto em sua conta bancária. Fazer economias te ajudará a ter dinheiro para aportes inesperados, já pensou encontrar o imóvel dos sonhos, mas não ter capital para dar a entrada? Sem contar custos como pagamento de impostos e outros.

3 – Financiamento

financiamento de apartamento é uma das alternativas mais facilitadas para comprar um imóvel, pois permite dar uma entrada e parcelar o restante do valor. A grande questão é conseguir a aprovação de crédito em uma instituição bancária. Há alguma burocracia e é necessário ter um capital relativamente considerável para iniciar o processo, mas é uma forma de sair mais rápido do aluguel. Converse com o gerente do seu banco e utilize os simuladores disponíveis nos sites das instituições financeiras.

4 – Consórcio

Com bem menos juros do que o financiamento, o consórcio é indicado para quem não tem pressa de colocar as mãos nas chaves do seu novo imóvel. Basicamente, você paga um valor mensal e aguarda ser sorteado para receber uma carta de crédito e comprar um imóvel à sua escolha. É possível acelerar a contemplação dando lances, porém, mais uma vez ter capital guardado faz a diferença.

5 – Pronto ou na planta?

Está na dúvida sobre comprar um apartamento em construção ou já pronto? A compra de imóveis na planta pode sair mais em conta do ponto de vista financeiro, pois o empreendimento ainda está conquistando o mercado.

Contudo, o comprador deve estar pronto para permanecer mais tempo pagando aluguel até que a obra termine. Uma dica para compradores de apartamentos já prontos é dar preferência para as construções mais recentes, para ter fiação e encanamentos modernos.

6 – Construtora

Saber como escolher uma boa construtora é fundamental para que seu sonho não se transforme em um pesadelo. A empresa da qual você irá comprar seu imóvel deve ter algum tempo de presença no mercado e ser reconhecida pela sua pontualidade de entrega dos empreendimentos e, claro, a qualidade. Como se trata de uma compra de longo prazo, considere o bom relacionamento com a empresa como um ponto decisório.

Preparado para sair do aluguel e comprar seu primeiro apartamento? Quais são as atitudes que já está tomando para realizar o seu sonho?

Atendimento